Bem-vindo ao web site Criar, Desenhar, Modelar nos Processos de Design de Moda.
Clique no ícone acima para acessar o sumário com todos os capítulos
Clique no ícone acime para visualizar todos os capítulos e subcapítulos
Procure o que você precisa clicando no ícone acima
Veja algumas dicas para melhorar sua experiência de navegação
Eu sou a professora Mara Rubia Theis, convido você a conhecer os conteúdos interativos que visam
contribuir com a aprendizagem dos usuários, integrando as áreas de desenho e de modelagem e estimular os processos criativos de Design de Moda. Estes conteúdos têm sido elaborados ao longo da trajetória profissional e educacional com abordagens participativas, experimentações e soluções de desafios reais, constituindo os métodos autorais: "Moulage Cartesiana e Corpo Humano", “Modelagem Cartesiana Plana para Artigos do Vestuário” e da “Cânones Estruturais para o Desenho do Corpo Humano”
Venha participar desta construção reflexiva e colaborativa!
A professora Mara Rubia é bacharel em Design, cursa mestrado em Design pela Univille, e é professora do IFSC de Jaraguá do Sul
Estudo autoral sobre composição de proporções para o corpo humano adequado a linguagem de moda, a matriz é o corpo humano feminino adulto, com altura de 9 cabeças, posição estática para frente, costas e perfil. O desenvolvimento do cânone masculino adulto; demais e faixas etárias e ambos os gêneros considerando as transformações anatômicas de cada fase: adolescente 18-15 anos; infanto juvenil de 14-12 anos; infantil de 11-10;infantil 9-7 / 6-4 anos, primeiros passos 1,2,3 anos e bebê, em posição estática e em movimento.
Método de Modelagem Plana composto por conteúdo que revela os passos para a representação gráfica do corpo humano bidimensional (2D) em formato de diagramas e moldes de artigos do vestuário, em escala real das principais peças base: a saia, a calça e a blusa e sua interpretação. Está estruturado sobre os quadrantes do sistema de coordenadas cartesianas (eixos Y e X), em um processo reflexivo com aplicabilidade analógica e digital, apresentado com passo a passo ilustrado para o desenvolvimento dos diagramas e moldes.
O método Cânones Estruturais para o Desenho do Corpo Humano instrui a construção de representações do corpo humano sobre uma grade estrutural originada pelos dois primeiros quadrantes do sistema de coordenadas cartesianas e valoriza o fazer manual.
O cânone base é o feminino adulto, biótipo ampulheta (por ser ainda utilizado como idealização na Moda e indústria), desdobrando-se para os diversos biótipos, personalizáveis e divergentes, para todos os gêneros (masculino, feminino e infantil) e faixas etárias.
O cânone estrutural para o desenho de moda tem como base o corpo humano feminino adulto (com 9 cabeças de altura), é apresentado com grafismos e técnicas manuais, quando idealizada, retrata as proporções de modelos e manequins de passarela, o movimento e caimento de vestimentas.
O cânone estrutural grego ou clássico (com 8 cabeças) é desenvolvido com técnicas digitais e manuais, representa as proporções do corpo humano real, na função de base referencial (corpo nú) para o desenvolvimento do Desenho Técnico do Vestuário.
Método de estudo tridimensional do corpo humano para compreender sua composição e reinterpretar formas, proporções, dimensões e volumes em diversos materiais para desenvolver sua segunda pele (vestimenta/roupas).
A preparação do corpo e do material a ser aplicado é orientado por coordenadas cartesianas;
O processo de construção, desconstrução e reconstrução da segunda pele sobre o corpo;
Desenvolve o conhecimento tátil e visual em escala real.
Método de Modelagem Plana composto por conteúdo que revela os passos para a representação gráfica do corpo humano bidimensional (2D) em formato de diagramas e moldes de artigos do vestuário, em escala real das principais peças base: a saia, a calça e a blusa e sua interpretação. Está estruturado sobre os quadrantes do sistema de coordenadas cartesianas (eixos Y e X), em um processo reflexivo com aplicabilidade analógica e digital, apresentado com passo a passo ilustrado para o desenvolvimento dos diagramas e moldes.
Apresentação
Como surgiu o projeto,
e quem é a professora Mara.
Ilustração de Mara Rubia Theis
O projeto “Criar, Desenhar e Modelar nos processos de Design de Moda”, nasceu das percepções oportunizadas pelo ensino de Desenho e de Modelagem, fundamentos estratégicos para viabilizar a criação e desenvolvimento dos produtos de Moda.
É fato que apresentam certo grau de complexidade relacionada ao processo de aprender e ensinar, e acredita-se que este seja o momento ideal para propor novas abordagens para o processo educacional. Esta proposição conta com a participação ativa de colegas educadores de várias áreas, bem como, atividades de pesquisas e experimentação.
O principal repertório foi constituído a partir de pesquisas empíricas, no percurso de vinte anos enquanto professora e consultora de design de moda, atividades que evidenciaram desafios e a necessidade de buscar por soluções para o processo de aprendizagem.
Esta jornada oportunizou a composição deste conteúdo interativo, projetado com princípios de inclusão, possibilitando acesso para não ouvintes e não videntes. O material está proposto em cinco capítulos:
O conteúdo é interativo tem demonstrado potencial para capacitar os estudantes e atender o desenvolvimento de desenhos, moldes e criações inspirados nos biótipos brasileiros, femininos, masculinos e infantis, em todas as faixas etárias, e segmentos de moda.
Você está convidado a experimentar conteúdos e métodos aprendendo a partir de uma perspectiva que parte do repertório preliminar e acessível ao estudante (aprendizagem significativa), estimulando os processos criativos de Design de Moda.
Biografia
Fonte: Lucas Ferreira (2017)
Mara Rubia Theis é natural de Indaial, uma pequena cidade do interior no Norte de Santa Catarina.
Foi encantada pela arte, o desenho, a pintura, a música, a dança e tudo mais que permita o movimento e a expressão espontânea, a liberdade de ser. Celebra a liberdade quando encontra-se com o mar, quando ouve o canto dos pássaros ou as cores do arco-íris, que, para ela são fontes que revitalizam a vida em suas desafiadoras viagens em torno do sol.
A este encantamento somam-se artes, habilidades e segredos de corte e costura herdadas das avós e da mãe Terezinha, conhecimentos que fizeram-na florescer para a criatividade aplicada aos processos de Design de Moda.
Bacharel em Design de Moda pela Uniasselvi e mestranda em Design pela Univille, a jornada lhe oportunizou capacitações em Milão e Turim, na Itália (2001) onde encontrou-se com o Design.
Entre os anos de 2002 e 2006, como sócia-proprietária de um escritório de consultoria em Moda aprimorou conhecimentos em modelagem e criação e já compartilhava suas competências como professora.
Em 2006, fez a escolha de prosseguir na carreira de docência (atual) no Instituto Federal de Santa Catarina, no campus Jaraguá do Sul, onde leciona as disciplinas de Desenho, Ilustração, Ergonomia e Moda, Modelagem e Moulage.
Atualmente é pesquisadora do grupo de Pesquisas ETHOS do PPGDesign 'Ações de Pesquisa Técnico-Científica Orientadas para o Design e Relações de Uso', Univille/SC; e desde 2008 no grupo de Pesquisas ‘Educando com Estilo’ do Instituto Federal de Santa Catarina.
Atua como extensionista em processos criativos, com abordagens participativas e colaborativas; acredita que cada pessoa tem seu potencial humano e propósito para contribuir com a construção de uma sociedade melhor para todos.
Seu objeto de pesquisa do coração, no momento é “Criar, Desenhar e Modelar nos processos de Design de Moda”, pesquisa por meio da qual foram gerados (e estruturados) métodos autorais para Desenhar e Modelar orientados para facilitar a aprendizagem.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9479205608256654
Contextualização
Clique nos círculos abaixo para conhecer a carreira da professora Mara Rubia ao longo dos anos.
1989 - Arquitetura
Início da carreira profissional no campo da arquitetura, como desenhista copista
1995 - Corte e Costura, Modelagem
Início dos estudos e descoberta das habilidades de costura e modelagem, relembrando os vários processos artesanais, herança de família (as duas avós). Abertura de atelier de costura sob medida em parceria com minha mãe, aprendendo com ela na prática até 2002.
1997 - Curso de Modelagem Industrial
Primeira capacitação em Modelagem industrial, tendo acesso a métodos de modelagem com orientação mais lógica profissional e sua aplicação nas empresas. Estudos sobre tabela de medidas, gradação, gênero e os padrões industriais no desenvolvimento de artigos do vestuário. Palestras com estilistas da época ampliaram a percepção do que estava se desenhando para o futuro do mundo da moda. A grande descoberta: o DESENHO TÉCNICO PARA MODA, MODELAR É DESENHAR! Prestação de serviços de modelagem para empresas de confecção do vestuário.
1999 - SENAI - Curso Técnico Moda e Estilismo
O ingresso no curso técnico de Moda e Estilismo do SENAI/Blumenau (tinha parceria com o IED/Itália) despertou a compreensão da complexidade dos processos criativos em moda e A PAIXÃO PELO DESENHO E ILUSTRAÇÃO DE MODA.
1999 - Instituições Futurarium e IED/ Milão, Itália
No final deste ano (1999) fui contemplada com uma bolsa de estudos em Milão/IT (cursava línguas: inglês e italiano). Na escola de Design Futurarium e no Instituto Europeo de Design (ambos em Milão) houve o acesso ao universo do DESIGN, dos projetos e metodologias para os processos criativos em design pautados na colaboração e coletividade. Pesquisa, observação e registros de desafios para desenvolver autonomia e identidade pessoal, reconhecendo a importância da identidade local (saber quem somos e de onde viemos), com soluções sustentáveis e adequadas para o bem comum.
2000 - Instituto Europeo di Design - IED/ Turim,It
Estudos em Turim/IT, no Instituto Europeu de Design. Capacitação em projetos de coleção de artigos do vestuário para malharia retilínea, que oportunizou o estágio na Malharia Diana (Timbó). Primeira experiência profissional como Estilista em que foram desenvolvidas as primeiras coleções da marca "Diâmetro e Portum" na Malharia Diana, desde a criação da coleção, ao desenvolvimento dos produtos e produção do catálogo final, fotografado em São Paulo, com o artista Dado Dolabella.
2001 - SENAI /JS - Prof. Desenho de Moda
Novas experiências profissionais! A convite do SENAI/ Jaraguá do Sul, iniciei a carreira como professora de desenho de moda e desenho técnico, onde trabalhei e aprendi a aprender com os colegas educadores e estudantes até meados de 2006.
2001 - NARCISU´S ASSES. MODA - Consultora
Início da carreira profissional de consultoria em moda como sócia-proprietária da “NARCISU´S Assessoria em Moda”. A prestação de serviços, com equipe de designers, era focada em desenvolvimento de pesquisas, projetos de criação e produção de artigos dos vestuário para micro e pequenas empresas de confecção do vestuário, na região do Vale do Itajaí. O destaque e grande diferencial, foi o conhecimento de modelagem integrado a expressão gráfica do desenho de moda e desenho técnico, com desenvolvimento dos projetos em equipe, coletivo e colaborativo. A visão do design: pensar o ciclo dos produtos antes, durante e depois da produção e em todos setores e pessoas envolvidas.
2002 - FINAMOR CONFECÇÕES
A consultoria com a empresa FINAMOR Confecções (Indaial), tornou-se uma parceira maior. Ressaltando a importância das pesquisas e descobertas de métodos alternativos para projetar e desenvolver moda. Com abordagens coletivas, envolvendo a participação e colaboração de todos os setores da empresa, a empatia com os clientes e consumidores da marca. Início da composição dos esboços dos MÉTODOS AUTORAIS PARA DESENHAR E MODELAR. A modelagem da marca tornou-se um referencial para seus produtos: Métodos de Modelagem Cartesiana Plana e Moulage.
2005 - BACHAREL EM DESIGN DE MODA - UNIASSELVI/Indaial
A formação acadêmica de ”Bacharel em Design de Moda”/ UNIASSELVI em Indaial, minha cidade natal. Primeira turma de moda formada na instituição e, devido às capacitações em Design na Itália, fui convidada para ser monitora durante a implantação deste curso. Os cursos em Design de Moda estavam em implantação no Brasil, passando pelo reconhecimento da área pelo MEC em 2004. Vivenciando a transformação acadêmica da MODA: dos cursos de corte e costura para a modelagem; cursos de Moda e Estilismo para o Cursos Superior em Design de Moda, um campo híbrido e repleto de oportunidades.
2006 - IFSC/ Jaraguá do Sul - EDUCADORA
As escolhas! Dizer sim para uma oportunidade: focar a carreira profissional como Professora e Pesquisadora do campo do design de moda, com ingresso no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Neste mesmo período, a academia e as micro e pequenas empresas conseguem avançar tecnologicamente nos processos de desenvolvimento de produtos de moda e vestuário. Os equipamentos e softwares de modelagem, encaixe e desenho digital para a área, tornam-se acessíveis financeiramente. A capacitação em ferramentas digitais trouxe uma nova perspectiva para as metodologias de ensino e consequentemente para a aprendizagem. A compreensão da programação da linguagem matemática para os softwares digitais com o sistema de coordenadas cartesianas, orientou a nomenclatura do método autoral de modelar que estava sendo desenvolvido, “Modelagem Cartesiana”.
2007 -Professora de MODELAGEM /DESENHO
Em sala de aula, além das disciplinas de desenho, o desafio de ser professora de Modelagem do Vestuário, nas categorias manual e digital. Havia pouca literatura na área, evidenciando durante as atividades em sala de aula, a necessidade de maior compreensão do corpo humano e da Ergonomia aplicada ao Design de Moda. Os desafios eram registrados, discutidos com os estudantes e colegas educadores com aprimoramento a cada semestre, em cada turma.
2008 - Grupo de Pesquisa: EDUCANDO COM ESTILO
Diante dos desafios da Educação e dos exercícios de extensão escolar, a identificação de oportunidades de pesquisa impulsionaram a constituição do grupo de pesquisas “Educando com Estilo” no IFSC. A linha de pesquisa voltada às áreas de Modelagem e Desenho oportunizaram reflexões e a ampliação da visão sobre a interdisciplinaridade nos processos criativos de Design de Moda e integração entre pesquisa, ensino e extensão.
2008 - Coordenação do Núcleo de Moda
Coordenação do Núcleo de Moda até 2012. Novas experiências e conhecimentos sobre gestão, a transformação do CEFET em IFSC, a visão e missão educacional renovados e ampliados com a inclusão social. Ampliação das redes de contato com organizações de diferentes setores na cidade; formulação e execução de diversos projetos de extensão com amplas ações junto da comunidade local (adolescentes e mulheres em situação de risco) e no quilombo em Paulo Lopes (Florianópolis). Abordagens com foco no humano e processos de colaboração e cocriação, foram conhecimentos tácitos vivenciados no OASIS Santa Catarina (Blumenau), com abordagens do Instituto ELOS. Aprendizados que renovaram e fortaleceram a profissão de educadora, do olhar para o mundo que nos cerca e a importância da empatia e do coletivo!
2008 - HUNDERTWASSER - “Teoria das 5 peles”
Mapeamento das dificuldades e oportunidades nas práticas de Pesquisa, Extensão e Ensino nas áreas de Desenho e de Modelagem, demonstrando a relevância do estudo do corpo humano e da ergonomia física com técnicas de moulage, quando acessamos textos da “Teoria das 5 Peles de Hundertwasser” aplicados para o design de moda. Pesquisação e práticas com o "design vivo". A conexão do Design de Moda com o campo da Matemática geraram atividades para a sensibilização dos estudantes no início do semestre, sob o título “Modamática”.
2011 - Especialização em Educação de Jovens e Adultos - PROEJA
2012 - Apostila de MODELAGEM CARTESIANA
Materialização da primeira versão da apostila “Modelagem Cartesiana para Artigos do Vestuário” com participação de colegas educadores e estudantes. Capacitações com oficinas de Jum Nakao e suas inovadoras técnicas de moulage com fita crepe, moldes com formatos inusitados e com aplicabilidade industrial. Capacitação de colegas professores para aplicação do método de modelagem em sala de aula (IFSC), conectando as disciplinas de Ergonomia e Moda, Modelagem Plana e Modelagem Digital.
2013 - CÂNONES ESTRUTURAIS DE DESENHO DE MODA
Aprimoramento do material de desenho com constituição do método autoral “Cânones Estruturais para o Desenho de Moda”. Nesta fase, as pesquisas em grupo e capacitação em oficina com Ronaldo Fraga "Meu desenho sou eu", contribuíram para fundamentar as pesquisas de desenho e a importância das representações gráficas para o profissional de design de moda.
2014 - Projeto de Extensão IFSC e APAE/JS
A Extensão Acadêmica torna-se ótima oportunidade de integrar e validar as descobertas da pesquisa e colocar em prática conhecimentos do ensino, complementando e disseminando para a comunidade externa. Projeto de extensão da APAE/JS e IFSC para desenvolver 22 figurinos “com” os bailarinos, que representassem sua essência de ser. O projeto teve duração de uma ano, com formação de equipe multidisciplinar (estudantes, bolsistas, docentes e comunidade). A experimentação oportunizou a aplicação dos métodos autorais de desenho e de modelagem, com metodologias ativas, cocriação com o usuário e abordagens de design participativo.
2015 - ERGODESIGN
Classificação do projeto de extensão com APAE/JS e os figurinos de dança para apresentar artigo no ERGODESIGN, sendo essa a primeira experiência no congresso. Esta apresentação oportunizou a publicação na revista "Estudos em Design" da PUC/RJ e ampliou a compreensão da importância das pesquisas e atividades educacionais para o desenvolvimento de métodos autorais de desenho e modelagem. Aproximação da ideia de cursar um mestrado.
2016 - Mestrado Profissional Design , UNIVILLE
Novos desafios: a jornada no Mestrado Profissional em Design da UNIVILLE, na linha de Produção Tecnológica e Sustentabilidade, o tema "Criar, Desenhar e Modelar nos Processos de Design de Moda". Aprimoramento das abordagens do Design Participativo - Design Centrado no Humano.
Atividades como bolsista do PPG/Design ampliaram a experiência com a participação na elaboração do GAMPI Plural' 2016; planejamento e elaboração do P&d 2018 / Joinville; desenvolvimento da marca “AVIVA” com abordagem do design participativo, inovação social e integração do projeto de extensão SEMPREVIVA/ Univille que prepara artesãs locais com princípios do design e da moda e o projeto de pesquisa ETHOS, criatividade e design.
2016 - Mestrado Profissional Design , UNIVILLE
Apresentação da proposta do material instrucional do projeto “Criar, Desenhar e Modelar nos Processos de Design de Moda”. Revisão dos fundamentos matemáticos e conteúdos dos métodos autorais de desenho e modelagem e o aprimoramento da proposta para o formato de uma plataforma digital (on line) educacional que apoie a aprendizagem do estudante. A maior descoberta que reestruturou todo o material, o capítulo "MODAMÁTICA". Disponível em "www.criardesenharmodelar.com.br".
Campos de Conhecimento
Clique sobre as áreas coloridas do gráfico abaixo e veja o que a professora Mara traz como definições para cada uma.
‘O corpo humano é orgânico, a base fundamental de estudos de dimensões, proporções e volumes para projeção da segunda pele.’
‘O desenho é ferramenta para tangibilizar as ideias e transmitir a visão a estética do corpo e dos produtos de moda sob o formato de representações gráficas que possibilitam a comunicação entre as pessoas envolvidas no processo de moda.’
Arte e expressão: ‘A força criativa, sedução, liberdade imagética e lúdica a serviço da projeção.’
‘Criatividade: capacidade humana inata a ser estimulada e aprimorada com cada estudante, valorizando o contexto no qual está inserido para identificar desafios e propor soluções aplicáveis em situações reais, contribuindo para a transformação do contexto no qual está inserido’.
‘Aprimora características de segurança, conforto e eficiência no revestimento da epiderme, atenta para materiais e tecidos que constituirão a segunda pele, os artigos do vestuário/roupas.’
Otimiza habilidades para elaborar a representação gráfica de ideias e a construção do pensamento visual em diferentes escalas, materiais e interfaces (manual e digital)’.
A modelagem possibilita interpretar e concretizar ideias esboçadas do corpo e das roupas em diagramas e molde bidimensionais (2D) e tridimensionais (3D, com técnicas de moulage) em escala real, aplicável em manualidades e interfaces analógicas e digitais.’
Clique nos círculos para rolar para os subcapítulos
Informações Acadêmicas
Tudo o que você precisa saber sobre como começou esse projeto.
Entre em contato para mais informações sobre o projeto Criar, Desenhar, Modelar nos Processos de Design de Moda.
CONTATO
Esse web site é acessível em LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais
Os vídeos terão tradução em suas próprias edições, mas você também poderá traduzir os textos escritos e as imagens a
través do software VLIBRAS.
Assista ao vídeo abaixo para saber um pouco mais sobre a ferramenta VLIBRAS:
Clique para baixar o VLibras
Assim como nos preocupamos com os usuários surdos que não conhecem a língua portuguesa, também estamos atentos aos usuários cegos. Dessa forma, disponibilizamos aqui o download de um leitor de telas para facilitar o acesso aos conteúdos do web site. Assista ao vídeo para aprender a utilizar o software.
O link para download está logo abaixo do vídeo.
Clique para baixar o NVDA
LIBRAS
LEITOR DE TELA
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
REFERÊNCIAS
Lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet