Inclusão, Libras e Cognição

O glossário de LIBRAS tem o intuito de viabilizar

termos específicos da área da moda para Língua de Sinais

 

O glossário de Libras foi desenvolvido com o apoio de pesquisa teórica e observações para criação de léxicos específicos utilizados no curso técnico em Design de Moda do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC.

 

O glossário de LIBRAS tem o intuito de viabilizar termos específicos da área da moda para Língua de Sinais, desta forma, auxiliando o intérprete, o estudante, o professor e demais envolvidos no processo pedagógico.

 

O planejamento da composição dos infográficos (desenvolvidos pela autora desta pesquisa de mestrado) foi, sistematicamente, orientado pela intérprete de Libras. Foram avaliados outros sites de universidades e consideradas as necessidades do estudante de Moda, para o qual, a representação gráfica exposta no vídeo o torna atrativo e permite a compreensão dos ouvintes.

 

O desenvolvimento dos sinais e termos devem considerar aspectos visuais, culturais e gramaticais da língua, dado que, o usuário ao visualizar o sinal deve ser capaz de compreender, assimilar ou ter noção do que se trata. Outra etapa de suma importância é a validação dos sinais e termos pelos seus usuários, ou seja, a comunidade surda.

Glossário de Desenho

Glossário de História

Glossário de Modelagem

Clique nos círculos para rolar para os subcapítulos

Inclusão, Libras e Cognição

O glossário de LIBRAS tem o intuito de viabilizar

termos específicos da área da moda para Língua de Sinais

LIBRAS

LEITOR DE TELA