O Método de Modelagem Cartesiana Plana para Artigos do Vestuário revela os passos para a representação do corpo humano bidimensional em formato de diagramas e moldes (em escala real) estruturado sobre o sistema de coordenadas cartesianas (Ver capítulo Modamática item 1.1), um processo reflexivo com aplicabilidade analógica e digital.
Fotografia: Sidney José F, Dínamo Comunicações/
Modelo: Amanda Bona Luef, Agência Nova Estrela (Blumenau)
Figurino: Finamor Confecção
3.1 Origem do método Modelagem Cartesiana Plana
Os materiais didáticos acessados nos cursos Técnicos em Moda e Estilismo e no bacharelado em Design de Moda entre os anos de 1999 até 2005, nas disciplinas de modelagem do vestuário seguiam basicamente a mesma lógica de Souza S. (1997), que propunha o desenvolvimento de um roteiro para cada peça de roupa, iniciado pelo diagrama e resultando no molde definitivo iniciado em uma figura de um retângulo. Este conteúdo contava com influências de publicação como ‘Faça você mesma’, de Gil Brandão (1992), revistas mensais de ‘Corte e de Costura’ como Manequim, Burda e Moda Moldes; mas a principal referência inicial foi o livro “Modelagem Industrial” de autoria de Souza S. (1997). Inicialmente foi organizada uma apostila com fotocópias de materiais e exercícios, complementada com materiais traduzidos de uma apostila com coletânea de vários autores.
O contato com a modelagem digital, CAD/CAM3 ocorreu em 2006, por meio de uma empresa que adquiriu o software da empresa catarinense Audaces, e oportunizou a capacitação junto as novas tecnologias, ampliando a percepção de possibilidades para ensino em sala de aula com novos desafios voltados para a construção de moldes em um ambiente virtual em escala diferente; instigou também a reflexão sobre assertividade e as conexões com os métodos analógicos e manuais, gerando maior produtividade e agilidade para as empresas e/ou demais empreendimentos. O estudo do software de modelagem digital e a constatação do uso do sistema de coordenadas cartesianas para sua programação, inspiraram a nomenclatura do método de
Modelagem Cartesiana. (Ver capítulo Modamática item 1.2.1) A relevância da Matemática tornou-se cada vez mais explícita a medida que identificava-se desafios (e buscava-se soluções) para o ensino significativo das disciplinas de Desenho e de Modelagem na área de Design de Moda. Em várias situações (desde 2008) foi necessário buscar a parceria com professor de Matemática para estruturar melhor as explicações e representações gráficas e para conectar conteúdos dos métodos de modelar e desenhar.
O desenvolvimento de conteúdos ocorreu a partir de situações reais vivenciadas no processo educativo direcionado para situações e usuários locais e seus corpos divergentes, para além dos corpos idealizados e industrializados.
CAD/CAM: do inglês abreviação para computer-aided design/computer-aided manufacturing, ou seja ‘desenho assistido por computador/ manufatura assistida pelo computador.’
AUDACES: softwares e equipamentos para automação dos processos de confecção do vestuário, acessíveis a empresas de pequeno porte e parceria com as instituições educacionais, disponível em http://www.audaces.com.
A construção de peças base em formato de diagramas, moldes e interpretação de modelos partem destas bases: saia, calça e blusa, considerando a ergonomia, variações de elementos e volumes.
3.2.1 Saia anatômica reta - Passo-a-passo para projeção do diagrama
A saia é um artigo do vestuário feminino que cobre o segmento do tronco inferior
(quadrial e pernas), pode ser apresentada em diversos comprimentos, o mais clássico
na altura dos joelhos.
Fotografia: Sidney José F, Dínamo Comunicações/
Modelo: Amanda Bona Luef, Agência Nova Estrela (Blumenau)
Figurino: Finamor Confecção
3.2.2 Saias godê e volumes passo a passo para a projeção do diagrama
Fonte: adaptado, Berg (2017)
3.2.4 Blusa anatômica – passo a passo para a projeção do diagrama
A blusa existe desde a antiguidade, já apresentou diferentes comprimentos, partindo dos modelos de túnicas longas até as blusas na altura do quadril (CATELLANI,2003). A blusa veste o tronco (segmento do tronco superior do corpo), pode ter mangas ou não, golas, abotoamentos, ser decorada com aviamentos, aplicações, texturas e estampas variadas.
Para construção do diagrama da blusa básica com modelagem anatômica, as dimensões do corpo humano tridimensional/3D (alturas, larguras e circunferências), orientam a planificação do corpo (bidimensional/2D), com a marcação dos pontos na interface escolhida pelo usuário (papel, tecido ou tela do computador).
Interface, neste projeto, expressa a presença de ferramentas para o uso e movimentação no sistema de comunicação, analógico ou virtual.
No dicionário, a interface quando relacionada a (informática), dispositivo (material e lógico) que permite a troca de informações entre dois sitemas; (didática), limite comum entre dois sistemas ou duas unidades que permitem a troca de informações, dicionário Priberam (WEB).
Fotografia: Sidney José F, Dínamo Comunicações/
Modelo: Amanda Bona Luef, Agência Nova Estrela (Blumenau)
Figurino: Finamor Confecção
Este tópico apresenta a construção de uma blusa feminina adulta, modelagem anatômica conhecida como baby look. A figura 1, apresenta algumas representações de estudos do corpo humano real, relacionando-o com a modelagem cartesiana (quadrante inferior a direita); e estudos de croqui do corpo geometrizado tridimensional (quadrante superior), com detalhe da estrutura do braço que gera detalhamento da construção da manga.
O desenvolvimento do passo-a-passo para a construção da modelagem do diagrama da blusa está embasado nas medidas do manequim de tamanho 40. As medidas fundamentais são obtidas diretamente do corpo com auxílio de instrumentos de medição como a fita métrica . (ver capítulo Modamática 1.2.2)
Figura 5 - Obentação das medidas do corpo humano para o diagrama da blusa
Fonte: Primária (2017)
A figura 2, ilustra a obtenção de medidas fundamentais, obtidas diretamente do corpo humano (para a blusa, são necessárias as dimensões do tronco superior). As medidas complementares, obtidas a partir da análise do corpo, proporções e fórmulas. Na sequência, a tabela com as medidas fundamentais e complementares.
Tabela de Medidas para Blusa - Tamanho 40 | ||
---|---|---|
MEDIDAS FUNDAMENTAIS | Circunferência do pescoço | 40 cm |
Largura das Costas | 40 cm | |
Largura do Ombro | 12 cm | |
Circunferência do bíceps/ braço | 27 cm | |
Comprimento do braço (ombro ao pulso) | 59 cm | |
Circunferência do Busto | 88 cm | |
Altura do Busto (do ponto X1 até o mamilo) |
26 cm | |
Distância entre mamilos | 18 cm | |
Raio do seio (distância entre o mamilo e a base do seio) | 7,0 cm | |
Altura da Cintura (do ponto X1 até a cintura, será o ponto X2) |
40 cm | |
Circunferência da Cintura | 70 cm | |
Circunferência do Quadril | 98 cm | |
MEDIDAS COMPLEMENTARES | Altura da cava (1/2 da largura das costas + 10% desta medida) |
22 cm |
Estrutura do pescoço (1/5 da largura das costas) | Alt = 8,0 cm |
|
Queda do Ombro (1/2 da altura da estrutura do pescoço) | 8,0 cm | |
Altura do Quadril (1/4 da circunferência do quadril) | 24,5 cm |
Fonte: medidas obtidas dos manequins de moulage (marca Draft Manequins)
Para desenvolver a representação na interface digital, observe o passo-a-passo ilustrado e siga as instruções.
1. Desenhar a estrutura do plano cartesiano: • Trace os eixos horizontal ("X") e o eixo vertical ("Y"), formando um ângulo de 90 graus (equivalente ao 4o quadrante do plano cartesiano).• Marque o ponto 0 (zero) no encontro das linhas.• Identifique o eixo horizontal como X1 e o eixo vertical como Y. (Ver capítulo modamática 1.2)
2. Marcar a estrutura do pescoço:
• Marque 1/5 da largura das costas, a partir do ponto zero sobre o eixo Y.
• Identifique como ponto A (altura do pescoço).
• Marque 1/5 da largura das costas, a partir do ponto zero sobre o eixo X1.
• Identifique como ponto B (largura do pescoço).
• Desenhe um retângulo (tracejado), considere os pontos A e B (estrutura base do pescoço).
3. Traçar decote:
• Trace a linha de contorno do decote unindo os pontos A e B.
• Use a curva francesa.
*Este traçado corresponde ao contorno anatômico do pescoço. Verifique a necessidade de alterar as medidas para maior conforto do usuário.
4. Marcar largura das costas:
• Marque 1/2 da largura das costas, a partir do ponto zero sobre o eixo X1.
• Esquadre uma linha auxiliar (tracejada) paralela ao eixo Y.
5. Localizar ponto da queda de ombro:
• Marque 1/2 da medida entre os pontos 0 (zero) e A, sobre o eixo Y.
• Esquadre deste ponto uma linha auxiliar (tracejada) paralela ao eixo X1.
• Marque a intersecção entre esta linha e a linha auxiliar da largura de costas.
• Identifique como ponto C (queda de ombro).
6. Traçar ombro:
• Trace a linha do ombro unindo os pontos B e C, em reta.
7. Marcar altura do busto:
• Marque a medida da altura do busto, a partir do ponto zero sobre o eixo Y.
• Identifique como ponto D.
• Esquadre uma linha auxiliar (tracejada) a partir deste ponto, paralela ao eixo X1.
8. Localizar o mamilo:
• Marque 1/2 da medida entre mamilos, a partir do eixo Y sobre a linha auxiliar da altura do busto. Identifique como ponto E.
• Esquadre, a partir do ponto E, uma linha auxiliar (tracejada), paralela ao eixo Y.
9. Definir circunferência do seio:
• Marque o raio do seio, a partir do ponto E sobre a linha auxiliar da altura do busto - à esquerda e direita.
• Marque a mesma medida sobre a linha auxiliar paralela ao eixo Y – para cima e para baixo.
• Trace a circunferência (tracejada) a partir dos pontos de referência obtidos definindo a figura do seio.
10. Marcar largura do busto:
• Marque 1/4 da medida de circunferência de busto, sobre a linha auxiliar da altura do busto. Da partir do eixo Y sobre a linha auxiliar de altura da cava.
• Identifique como ponto F (encontro da cava com a lateral da blusa).
• Trace a linha auxiliar de largura do busto (tracejada) a partir do ponto F, paralela ao eixo Y.
11. Marcar altura da cava:
• Marque 1/2 da largura das costas + 10% desta largura (cálculo para altura da cava), a partir do eixo X1 sobre a linha auxiliar da largura das costas.
• Identifique como ponto G.
• Trace uma linha auxiliar de altura da cava (tracejada), paralela ao eixo X1.
*Para o diagrama bebê, usar a medida de 1/2 da largura das costas mais 1 cm para encontrar a altura da cava. (Link com capítulo Modelar Infantil).
12. Marcar a intersecção entre as linhas auxiliares da largura do busto e altura de cava:
• Marque a intersecção das linhas auxiliares dos pontos F e G.
• Identifique como ponto H.
13. Estruturar altura de cava:
• Divida a distância entre os pontos C e G em 3 partes.
• Marque estas divisões com linhas auxiliares (tracejadas) paralelas ao eixo X1.
14. Localizar pontos de apoio para cava:
• Considere a segunda divisão marcada no passo anterior (sobre a linha auxiliar da largura das costas).
• Marque 1,5 cm (à esquerda) a partir deste ponto.
• Identifique como ponto I.
*Para o diagrma bebê, adotar 1 cm para estruturar a curva. Para o diagrama infantil, 1,5 cm. Para diagramas do masculino e plus-size, 2 cm. (Modelar).
15. Traçar contorno da cava:
• Trace a linha de contorno da cava, unindo os pontos C, E e F em um único traço.
• Use a curva francesa.
16. Marcar altura da cintura:
• Marque a altura da cintura, a partir do ponto zero sobre o eixo Y.
• Identifique como ponto J.
• Esquadre uma linha paralela ao eixo X1.
17. Marcar largura da cintura:
• Marque 1/4 da circunferência da cintura, a partir do eixo Y sobre a linha de altura da cintura.
• Identifique como ponto K, esta é a largura da cintura.
18. Traçar lateral da blusa:
• Trace a linha de contorno da lateral da blusa, unindo os pontos H, F e K.
• Use a régua de alfaiate.
*A construção da frente blusa, pode ser finalizada nesta etapa, caso queira desenvolver uma roupa que vista somente o segmento do tronco superior.
19. Identificar o eixo X2
• Realce a linha o eixo X2 (com outra cor ou espessura) sobre a linha da cintura (linha horizontal, pontos J e K)
• Verifique os conceitos no capítulo Modamática.(ver link com capítulo Modamática, tópico 1.2.1, figura 8).
*A linha de altura da cintura, identificada pelo ponto J, é um marco de ‘ponto zero’ para as medidas de alturas do segmento do tronco inferior.
20. Marcar a linha de altura do quadril:
• Marque 1/4 da circunferência do quadril (equivalente a medida da altura do quadril), a partir da altura da cintura (eixo X2) sobre o eixo Y.
• Esquadre uma linha paralela ao eixo X2.
• Identifique como ponto L
21. Identificar a altura do segmento do tronco inferior
• Identifique esta medida (entre o eixo X2 e o ponto L) como segmento do tronco superior.
22. Marcar a linha de largura do quadril:
• Marque 1/4 da circunferência do quadril a partir do eixo Y sobre a linha de altura de quadril.
• Esquadre, sobre este ponto, uma linha auxiliar (tracejada) paralela ao eixo Y.
• Identifique como ponto M, esta é a linha da barra da blusa na altura do quadril.
23. Ajustar curvas da lateral da blusa
• Trace a linha de contorno da lateral inferior da blusa, unindo os pontos K e M.
• Use a régua de alfaiate.
• Ajuste as linhas do traçado da lateral da blusa, deve ser uma linha contínua e sinuosa, na região da cintura e quadril.
24. Traçar barra da blusa
• Esquadre, sobre a linha da altura do quadril, uma linha contínua entre os pontos L e M.
• Esta será a linha da barra da blusa.
25. Traçar centro da frente da blusa
• Esquadre e realce uma linha reta, contínua, sobre o eixo Y, entre os pontos A, D, J e L.
• Esta será a linha do centro da frente da blusa.
26. Identificar o diagrama da frente da blusa
• Realce o contorno de todo o perímetro (linhas retas e curvas) do molde do diagrama.
*Este desenho do molde pode ser espelhado para delinear o lado direito do corpo.
27. Visualizar o diagrama inteiro, frente da blusa
• Espelhe o molde do diagrama da blusa, para testar sua simetria.
*Se estiver trabalhando na interface analógica, o processo pode ser finalizado desenhando a costa desta modelagem, para depois destacar os moldes em outro papel e desdobrá-los.
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3.1 Origem do método Modelagem Cartesiana Plana
3.2 Peças base do vestuário para o corpo feminino
3.2.1 Saia anatômica reta - passo a passo para a projeção do diagrama
3.2.2 Saias godê e volumes passo a passo para a projeção do diagrama
3.2.4 Blusa anatômica – passo a passo para a projeção do diagrama
3.2.4.1 Passo a passo para construir a base da blusa feminina - Frente
3. Modelagem Cartesiana Plana para artigos do Vestu
Exercícios e Referências
Modelagem Cartesiana Plana (2D)
Representação do corpo humano bidimensional
LIBRAS
LEITOR DE TELA
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
REFERÊNCIAS
ABLING, Bina; MAGGIO, Kathleen. Moulage, modelagem e desenho: prática integrada. Porto Alegre, Bookman, 2014.
CATELLANI, R. M. Moda ilustrada de A a Z. SP.
BERG, Ana Laura M. Técnicas de modelagem feminina: construção de bases e volumes. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017.
BOUERI, José Jorge. Sob medida: antropometria, projeto e modelagem. In: BADUY, Dorotéia. Design de moda: olhares diversos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.
DINIS, Patricia M.; VASCONCELOS, Amanda F. Cardoso. Modelagem. In: SABRÁ, Flávio (org.). Modelagem: tecnologia em produção do vestuário. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.
DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José N. Fundamentos de Matemática Elementar: geometria espacial, posição e métrica. São Paulo: Atual Editora, 1993.
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