Moulage Cartesiana e o corpo Humano
A ferramenta adaptada
para o estudo prático
A ferramenta adaptada para o estudo prático foi a moulage (modelar tridimensional diretamente sobre o manequim, figura xx). Esse exercício agregou ao ensino técnico, o olhar mais humanizado e atencioso para a projeção dos produtos de moda para o ser humano, com reflexão sobre os impactos que causará ao usuário em relação ao conforto, segurança, estética e saúde.
Como os artigos do vestuário tocam a pela humana, é fundamental ao estudante conhecer e observar os materiais desde as fibras até os aviamentos, as formas de beneficiamento, tipo de modelagem, estilo, para quem o produto está sendo projetado e para vestir determinada parte do corpo. Esses são alguns dos pontos que interferem na escolha dos materiais, mas também é fundamental o conhecer e compreender o corpo humano, a fragilidade, a necessidade de proteção desse corpo vivo e orgânico para o qual somos chamados a revestir e da constituição anatômica. O biótipo brasileiro tem variações muito grandes resultantes da mestiçagem, o que de fato interfere diretamente nos gostos, tamanhos para compor uma tabela de medidas.

Em Martins (2008) encontramos uma analogia da ergonomia aplicada ao vestuário a partir da ‘teoria das cinco peles’ de Hunterwasser, que parte da premissa do ser humano está envolto em cinco peles: a 1ª pele epiderme, a interface natural que materializa a existência no plano físico e se relaciona com as demais peles; neste nível de acordo com Hundertwasser apud Martins (2008) a ergonomia tem a responsabilidade de manter a fluidez da comunicação do ser humano; 2ª pele é a vestimenta, segundo ele as roupas permitem um trocar de pele e adaptabilidade do ser humano para cada situação do cotidiano, considerando os índices da ergonomia física, as necessidades, capacidades e limitações do usuário. São apresentadas propriedades ergonômicas como a facilidade do vestir e despir (manejo), percepção, segurança e manutenção; a 3ª pele é a casa do homem e enfatiza a otimização dos sistemas e processos dos ambientes de moradia; a 4ª pele está nas estruturas profissionais , organizacionais e políticas; neste nível ocorre as relações interpessoais e a vestimenta é importante para sua identidade social e interação com coletivo (grifo da autora) são considerados a família, ambiente geográfico, social e cultural. O olhar para o usuário é ampliado e compreendido como um ser emocional, que tem sonhos, medos, esperanças, preferências pessoais ligadas a personalidade, atitudes e escolhas para seu estilo de vida; a 5ª pele é a mais bela tela, a biosfera, que esta traz consigo o segredo para viver bem e cada vez melhor desde que saibamos usar e cuidar bem dela para mantê-la saudável.
A disciplina oportuniza reflexões sobre o desenvolvimento sustentável e as peles que reúnem a humanidade, a natureza e o meio ambiente e como são afetadas pela produção de produtos de moda e vestuário, sistemas e serviços.
Destaca-se a importância do despertamento do estudante para o estudo detalhado das dimensões e proporções do corpo humano, biótipos e variações resultantes da miscigenação étnica no Brasil.(Ver capítulo Modamática item 1.2.7).
HUNDERTWASSER, Friedensreich (Viena 1928-2000). Se autodenominava "Friedensreich Regentag Dunkelbunt Hundertwasser", sua identidade de nascimento Friedrich Stowasser. Atuou nas áreas de conhecimento da pintura (o pintor Rei) e da arquitetura, não simpatizava com linhas retas e trabalhava com formas espirais; desenvolveu a Teoria das 5 Peles; teve influência na arquitetura orgânica moderna, substituiu a monotonia com variedade, as irregularidades orgânicas e arborização no telhado. Acesso: http://www.hundertwasser.at/index_en.php
Figura 3 - Protótipo passo-a-passo ilustrado para Moulage Cartesiana
Fonte: Primária (2017)
O exemplo do protótipo desenvolvido está apresentado na figura xx, com as fotos do quadrante da esquerda e as orientações textuais à direita. Existem registros fotográficos do processo, mas as formas de apresentação precisam ser repensadas; foram testadas também a possibilidade de apoio de vídeo-aulas, com tradução em Libras.
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1. Introdução
1.1 Origem do termo Modamática
1.2 Elementos e princípios geométricos aplicados ao Design de Moda
1.2.1 Plano de coordenadas cartesianas nos softwares de modelagem
1.2.2 Instrumentos de medição
1.2.3 Moulage cartesiana, corpo humano e a matemática
1.2.4 Conceitos matemáticas e geométricos aplicados aos cânones estruturais de desenho
1.2.5 O estudo da proporção aplicado ao desenho e à modelagem
1.2.6 Proporções matemáticas e o cânone de desenho de moda
1.2.7 Proporções matemáticas aplicadas aos cânones para biótipos brasileiros
1.3 Figuras geométricas planas
1.3 Figuras geométricas tridimensionais
Exercícios e Referências
Moulage Cartesiana e o Corpo Humano
A ferramenta adaptada para o estudo prático
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REFERÊNCIAS
ABLING, Bina; MAGGIO, Kathleen. Moulage, modelagem e desenho: prática integrada. Porto Alegre, Bookman, 2014.
BERG, Ana Laura M. Técnicas de modelagem feminina: construção de bases e volumes. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017.
DUBURG, Annette; TOL, Rix Van der. Moulage: arte e técnica no design de moda. Porto Alegre, 2012.
GRAVE, Maria de Fátima. A moda-vestuário e a ergonomia do hemiplégico. São Paulo: Escrituras, 2010.
Heurísticas de usabilidade de Nielsen. Disponível em: <http://blog.caelum.com.br/10-heuristicas-de-nielsen-uma-formula-pra-evitar-erros-basicos-de usabilidade/#quartaHeuristica>. Acassado em: 10 jan. 2018.
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