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DESENHO DE MODA: ESSA HABILIDADE MANUAL SOBREVIVERÁ A PANDEMIA?

Autora: Mara Rubia Theis.
Mestra em Design (UNIVILLE) e Professora titular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC – campus Jaraguá do Sul).
E-mail: marubiat@ifsc.edu.br

Neste contexto da revolução industrial 4.0, a desmaterialização das coisas tem elevado a necessidade de desenvolver competências relacionadas às tecnologias. Para a área de Design de Moda não é diferente. Será que o desenho de moda manual, mesmo após essa pandemia ainda será necessário?

O senso comum pode dizer que devido a migração dos processos para o digital, as habilidades manuais serão dispensadas para as atividades de Design de Moda.

Mas, você sabia há outros fatores que influenciam o desempenho de um profissional de moda no mundo do trabalho 4.0, como a formação educacional com foco no desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais que favoreçam sua formação integral? Sem esse a formação integral dessas competências, o profissional não sobreviverá as transformações do século XXI.

Em todos os currículos institucionais para o ensino de Moda constam o desenvolvimento de competências relacionadas ao desenhar e modelar. Por que desenho de moda manual é tão importante para o profissional de moda? Para que qualquer produto ou serviço venha a existir, há necessariamente uma pessoa que pensou e materializou sua ideia.

Para o universo do design é comum o uso de métodos e ferramentas que auxiliem na gestão do tempo e na orientação dos processos criativos. A criatividade é essencial para a produtividade. Todas as pessoas nascem com esse potencial e diante dos inúmeros desafios no mundo atual, saber identificar e solucionar problemas está relacionado ao propósito de garantir benefícios a vida de todos os seres. Por isso a comunicação, colaboração e empatia são valorosos neste novo mundo.

 “Criar é tão fácil ou tão difícil como viver. E é do mesmo modo necessário”. Fayga Ostrower.

Relatórios de tendências mundiais têm tratado da necessidade de transformar o meio educacional para que favoreça o desenvolvimento dos atuais estudantes, futuros profissionais.

Observando o desempenho dos estudantes nas unidades curriculares de desenho e modelagem (desde 2008), é factível que há dificuldades no desenvolvimento das habilidades de desenhar e pintar. Percebemos que o modelo mental brasileiro assimila melhor a representação gráfica a partir de formas geométricas.

Estudos interdisciplinares com os estudantes e colegas, dentre eles um professor de matemática, permitiu o desenvolvimento da Modamática conteúdo que apresenta fundamentos para três métodos autorais para a aprendizagem da modelagem cartesiana bidimensional, a moulage cartesiana (modelar 3D sobre o corpo) e os cânones estruturais para o desenho de moda (figura).

Identificamos os principais conceitos da matemática, como a geometria descritiva, com foco no sistema cartesiano e a projeção mongeana (X, Y, Z), utilizada para a representação de objetos de três dimensões em um plano bidimensional. Conectando a outros conhecimentos construídos na educação básica como a anatomia humana, a biomecânica, ergonomia e arte viabilizaram o desenvolvimento do método “cânones estruturais para o desenho de moda”.

Esses conhecimentos desenvolvidos desde a educação básica são a âncora para ampliar as estruturas da mente humana favorecem a compreensão do corpo humano tridimensional seja físico ou digital, inerte ou em movimento. O método também favorece o alinhamento da linguagem entre as disciplinas de ergonomia, modelagem e desenho técnico e de moda, sejam manuais ou digitais. É replicável para o desenvolvimento de qualquer corpo humano: feminino, masculino ou infantil respeitando suas características.

O conhecimento teórico e prático em profundidade possibilitará a adaptação às inovações. Assim como o lápis permite a materialização das ideias no papel, as tecnologias e suas ferramentas como mouse, softwares, mesas digitalizadoras permitem a aplicação dos conhecimentos de desenho para a área digital, incluindo nos postos de trabalho da revolução industrial 4.0. Pesquisas indicam que o corpo ensina a mente, e não o contrário. Ao favorecer o trabalho com habilidades que unam a mão, cabeça e coração se oportuniza o desenvolvimento humano integral de seu potencial criativo.

A pandemia e as adaptações do processo de ensinar e aprender com atividades não presenciais – ANP´s exigiram que os professores, como eu, exercitassem essa teoria no desenvolvimento de conteúdos e canais de comunicação. Para o desafio, foram consideradas questões sobre os conteúdos ensinados na unidade curricular de desenho de moda: a maneira como é ensinada e sua relevância para o presente futuro educacional e profissional do designer de Moda. Neste exercício foi constatado que, devido ao olhar atento e boa comunicação com os estudantes, a capacitação contínua e o desenvolvimento de métodos de ensino, apontam para a aprendizagem exitosa e adequada da educação no século XXI.

Conhecer o assunto que ensina em profundidade tem permitido a migração e evolução deste fazer tão manual como o desenho de moda para o mundo digital, afinal é a ferramenta essencial para a materialização das ideias e da criação. Mas lembre-se, o essencial é formar parcerias e fazer com o estudante.

Entendemos que estamos no caminho certo, abertos ao diálogo, as reflexões e questionamentos. Há muito a ser desenvolvido, e metodologias contemporâneas como o design participativo favorecem o desenvolvimento intrapessoal e a convivência com o coletivo.

A responsabilidade é compartilhada entre os envolvidos no processo de descoberta e construção do conhecimento para um ambiente seguro, respeitoso, flexível, criativo e colaborativo no qual as pessoas são valorizadas por quem são e estimuladas a encontrarem seu propósito. Como professo e planejador (designer) de serviços e produtos educacionais, é necessário manter o foco no estudante (nosso usuário), dar voz a ele e promover a aprendizagem ativa.

Mas essa fica para nossa próxima conversa!

Se quiser conhecer melhor nosso trabalho entre em contato pelo e-mail marubiat@ifsc.edu.br. Acesse este e outros conteúdos na plataforma http://criardesenharmodelar.com.br/ , produto educacional desenvolvido na trajetória do mestrado em Design.

Sejamos a transformação que desejamos {vi}ver no mundo.

Até breve. Professora Mara Rubia.

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